Apresentado como novo reforço do Galo para 2025, Dudu teve um começo de carreira raro no futebol. Em sua primeira experiência internacional, na temporada 2011/2012, o atacante dividiu o vestiário com um dos maiores ídolos da história do futebol europeu: Andriy Shevchenko, ex-artilheiro do Milan e lenda da seleção ucraniana.
Aos 19 anos, ainda jovem, Dudu foi negociado pelo Cruzeiro com o Dínamo de Kiev por 5 milhões de euros, cerca de R$ 11,6 milhões na cotação da época. Apesar de enfrentar dificuldades para se adaptar ao futebol do Leste Europeu, a passagem por Kiev teve um ponto alto: a convivência com Shevchenko, vencedor da Bola de Ouro em 2004.
“A gente treinou algumas vezes e jogou algumas partidas juntos. Era um cara que me dava moral. Eu não sabia falar a língua dele, por isso ele falava com o Danilo (ex-São Paulo e Internacional) e o Betão (ex-Corinthians) quando queria falar algo comigo. Ele ajudava as pessoas e tem muita moral no clube e no país. É uma referência que só via pelo videogame e começamos a conviver. Foi uma experiência boa para mim na Ucrânia. Serviu de aprendizado para hoje eu estar desfrutando no Palmeiras”, completou o atacante.
Dudu surpreende torcedores do Galo
Na época, o contato do reforço do Galo com o astro ucraniano dependia de intermediários. “Ele ficava a semana toda (morando) em Londres, só treinava de sexta com a gente e jogava no sábado (risos). A gente tinha que voltar um pouco mais e correr para ele porque ficava mais parado lá na frente para finalizar. Era melhor mesmo (risos)”, relembrou Dudu em entrevista concedida à ESPN em 2023.
Após passagem completamente distante do esperado no Cruzeiro, despedindo-se da torcida após quatro meses do anúncio, Dudu assinou contrato com o Atlético até dezembro de 2027. A transferência, mudando completamente o lado em Belo Horizonte, dividiu opiniões e segue impressionando os torcedores.