Do Cruzeiro ao Atlético: Dudu entra para lista de jogadores que cruzaram a rivalidade neste século
Contrariando as possibilidades e expectativas, o atacante Dudu está muito próximo de ser anunciado como novo reforço do Atlético. Além de surpreender com a mudança, o atleta pode entrar para uma lista restrita de jogadores que vestiram a camisa do Galo após atuarem pelo Cruzeiro neste século. O jogador deixa a equipe celeste em relação conturbada.
A contratação atende a um pedido do técnico Cuca, com quem Dudu conquistou o título brasileiro pelo Palmeiras. Aos 33 anos, o atacante deverá firmar vínculo com o Atlético-MG até o final de 2026, com cláusula de renovação automática por mais uma temporada, caso atinja metas estipuladas em contrato. Para defender o Alvinegro, ele aceitará uma redução salarial significativa.
Essa não seria a primeira vez que algum atleta atravessa a rivalidade entre os clubes mineiros. Entre os exemplos, estão: Fernandinho (2010), Leonardo Silva (2011), Rafael (2020), Dodô (2021). O primeiro, pouco tempo após deixar o Cruzeiro, foi contratado pelo Atlético-MG. Sua passagem foi curta e sem grande destaque: ele entrou em campo 16 vezes em apenas quatro meses.
Léo Silva deixa marca histórica com a camisa do Atlético
Leonardo Silva, por outro lado, teve sua trajetória marcada por superação. Após romper o ligamento cruzado do joelho em 2010, ele recusou uma proposta de renovação do Cruzeiro e assinou com o Atlético no início de 2011. Com a camisa alvinegra, tornou-se um dos maiores ídolos da defesa, somando 390 jogos e 36 gols.
Naquele momento, garantia um recorde para zagueiros no clube. Por sua idolatria e talento, acabou se aposentando e integrando a comissão técnica do time Sub-20. Rafael, depois de rescindir com o Cruzeiro, o goleiro Rafael assinou contrato de três anos com o Galo. Embora tenha sido reserva de Everson, ele participou de um dos elencos mais vitoriosos.