Atlético busca feito histórico na Sul-Americana

O Atlético dá o pontapé inicial em sua campanha na Copa Sul-Americana 2025 nesta terça-feira (1). A equipe enfrentará o Cienciano no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, no Peru, às 21h30 (horário de Brasília), em sua estreia na fase de grupos do torneio. Os torcedores ainda se adaptam à nova realidade, retornando ao desafio após cinco anos.

Neste momento, o Galo encara um desafio inédito: será a primeira vez que enfrentará o Cienciano, clube centenário que conquistou a Sul-Americana em 2003. O retrospecto do time mineiro contra equipes peruanas é bastante favorável. Em oito confrontos ao longo da história, o Atlético venceu sete vezes e empatou uma. Naturalmente, a expectativa é ainda maior.

A primeira experiência diante de clubes do Peru aconteceu na década de 1990, quando enfrentou o Deportivo Sipesa, nas quartas de final da Copa Conmebol de 1993, e o Universitario, na semifinal de 1997, ano em que faturou o título pela segunda vez. Nos anos mais recentes, esses encontros voltaram a ocorrer, agora pela Libertadores.

Atlético segue de olho em retorno à Libertadores

Em 2016, o Atlético esteve no mesmo grupo do Melgar e, em 2023, reencontrou um adversário peruano, o Alianza Lima. A temporada de 2024 deixou marcas negativas na trajetória do Atlético, ficando distante da Copa Libertadores da América de 2025. No último ano, além de perder a final do torneio continental e da Copa do Brasil, o Galo brigou contra o rebaixamento.

Ao comando do técnico Cuca, o Atlético busca a virada de chave e pretende aproveitar a motivação da conquista do Campeonato Mineiro, para dar sequência aos resultados positivos. O retorno à Copa Libertadores é a grande obsessão da torcida. No entanto, a presença na Sul-Americana pode significar a conquista de um título inédito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.